quinta-feira, 24 de maio de 2007

Ordem dos engenheiros + SUPER DICA!

Olá pessoal, tudo bem?
Fomos hoje ver sobre como validar o diploma, curso e como entrar na ordem profissional! Bom, sou engenheiro eletrônico e a Tati tecnóloga em química ambiental. Eu já sabia de antemão que deveria entrar na ordem dos engenheiros do québec (OIQ). Agora, sobre o curso da Tati que estávamos em dúvidas. Aliás, ainda estamos!
Aqui em Québec, tem um órgão muuuuito bom para ajudar os engenheiros. Ele se chama Centre R.I.R.E 2000 http://www.r2000.qc.ca/. Isso foi uma das causas que me fizeram vir para cá! O programa começa só em janeiro e as provas são em maio e novembro de cada ano. Então de agora até o início do programa, terei que estudar bastante francês e ver se trabalho com alguma coisa só pra juntar uma grana!
Como a gente não sabe direito em que ordem a Tati deve entrar, ela também foi junta. A princípio, a moça falou que a Tati também deveria entrar na ordem dos engenheiros, uma vez que o curso é de 4 anos! Mas para nossa surpresa, ela pode trabalhar como técnica que não precisa entrar na ordem. E o mais interessante: A profissão dela tem muuuuuuita demanda!!! Vou ficar coçando enquanto ela me sustenta! hahahah
Outra coisa legal do programa, é que eles estão com um programa pra fazer estágio por um período e como a profissão da Tati é de alta demanda (tratamento de água), então ela talvez possa já fazer isso!!! O único problema mesmo é o francês dela, que ela tem que melhorar! Mas fora isso, acho que ela já está se definindo por aqui!
Acho que fica a dica, pra quem está escolhendo a cidade... Também há outro órgão em Montréal que presta este tipo de serviço, mas nunca liguei ou fui lá! O site é http://www.ampeciti.ca/public/index1.htm. Vale a pena verificar também!

Marmé e Tati

5 comentários:

Júlio disse...

Ótima dica Marcelo!

já até passeu o endereço do seu blog para algumas pessoas que conheço e qui são da área de engenharia para ficarem por dentro dessas informações...

Continue escrevendo, mesmo o relato da ida no supermercado já acho super útil e interesante...Todo dia acesso o seu blog para saber se tem coisas novas.

Um Abraço!!!
nos encontramos em novembro!!!

Hoshi disse...

Ehehheheh Boa essa ein guri. Preciso achar uma bocada dessa pra ficar em casa também!

Ae, parabéns pra Tati por ter achado um mercado tão promissor!

Hoshi disse...

Acabei de ler uma noticia muito interessante sobre estrangeiros e reconhecimento de diplomas no Quebec. Vejam so:

http://www.cyberpresse.ca/article/20070524/CPACTUALITES/70524197/1019/CPACTUALITES

Unknown disse...

Hehehehehe... Fala Marcelo, blza? :)

Cara, isso é a vida que eu pedi pra Deus... :) Pôtétre! :)

Um abraço e coma muitos croustilles por aí!

À +!

Unknown disse...

Fala Marcelão, Fala Tati!!

Que bom que está dando tudo certo por aí. Nós da turma do centre quebec sentimos falta de vocês. Mas em breve estaremos reunidos de volta!!! Boa notícia essa tua sobre química ambiental. Minha noiva tem o mesma formação que a Tati, q blz....