quinta-feira, 1 de março de 2007

Dúvidas freqüentes!

Processo de imigração
1) Como eu faço pra ir pro Canadá? Qto tempo demora o processo? Custa caro? O que eu preciso fazer pra ir?
R - Veja no wiki todas essas respostas (http://canadaimmigration.wikispaces.com/)... Também tem um grupo de discussão muito bom do yahoo. http://ca.groups.yahoo.com/group/canadaimigration/.

2 - Vc sabe quanto vc tem que comprovar no consulado do Canada para poder se sustentar lah e quantos meses?
R - Veja no wiki (http://canadaimmigration.wikispaces.com/)... mas eu acho q eu pra uma pessoa é uns 3500 dólares

Emprego
1 - Pq na regiao do Quebec tem tanto emprego, e os canadenses nao bastam para preencher as vagas de emprego?
R - Cara, o Canadá inteiro tem 33 milhões de habitantes, então já dá pra ter uma noção né? heheh Só SP tem mais de 10 milhões! A província de Alberta é a mais rica e lá sim há uma demanda grande de mão-de-obra qualificada!

2 - Vc tem idéia de quanto é o salario minimo ai? Por exemplo na França se chama SMIC e gira em torno de 1100 euros.
R - Aqui o mínimo é uns 1500$ (8$/hora). Dá pra viver com isso normalmente. Só não dá pra gastar com muitos supérfulos do tipo, sair jantar, beber fora direto, pq isso é caro! Mas veja, se no Brasil a gente gastava em torno de R$1300, aqui a gente acaba gastando mais ou menos 1300$ com aluguel e tudo.. depende muito do teu estilo de vida... Veja no site http://www.monster.ca/ .. lá mostra o salário médio das profissões!

3 - Vc foi para o Canada com um emprego ou vc procurou quando chegou ai?
R - Sem emprego.. vamos só estudar francês! Temos dinheiro guardado pra viver uns meses até aprender o francês e nos qualificar mais! Sem idioma, vc vai encontrar empregos de trabalho braçal ganhando o mínimo.

4 - Se caso vc foi procurar emprego, quanto tempo vc levou e em média leva os brasileiros para encontrar?
R - Cara, depende muito de vc e do teu currículo.. é o mesmo que perguntar qto tempo demora pra alguém achar um emprego depois que sair da faculdade! Depende muito do currículo e empenho de cada um!

5) Como faço pra trabalhar como engenheiro?
R - Tem um post muito bom sobre. http://vidanovacanada.blogspot.com/2007/05/ordem-dos-engenheiros-super-dica.html

Idioma
1) Como vcs se viraram no francês? É muito difícil de entender?
R - Depende do nível que vc tinha no Brasil. Chegamos com um nível intermediário (daqueles que vc consegue entender e conversar com o professor na sala de aula). No começo entendíamos um pouco, pois era meio rápido. E era meio difícil de falar pq a gente ficava afobado. Com o tempo o teu ouvido começa a acostumar e vc vai pegando as palavras. Mas aqui na cidade de Québec (em geral) o pessoal tem paciência e repetem ou falam mais devagar.
O engraçado é que enquanto não estamos fluente, no começo a gente consegue conversar direitinho por uma 1 hora, 1 hora e meia +-. Depois o cérebro fica cansado e a gente começa a esquecer as palavras em francês e também em português! Muito estranho!!! hehehe Mas nos falaram que depois de uns meses aqui vc se acostuma e nem pensa mais!
2) O que é necessário para fazer a francisation aí e qto tempo demora p/ entrarmos no curso? Caso vc queira só estudar francês durante algum tempo o governo dá ajuda de custo? de qto? Caso vc consiga um trabalho logo no início e mesmo assim queira estudar francês junto vc recebe ajuda de custo também? A espera é grande?
R - Para fazer a francisação vc deve fazer uma inscrição ESTANDO aqui no Canadá, pois é necessário vc ter um endereço fixo aqui. Só têm direito à ajuda de custo as pessoas que estudarem em tempo completo (30h/semana) e que não trabalhem (ou que não tenham registro de trabalho). A espera depende muito do nível que vc vai entrar. Mas os cursos são a cada 4 meses, ou seja, se vc chegar no meio de uma, vc vai ter que esperar a próxima. No site do governo tem o calendário do início das aulas. Nós particularmente chegamos dia 01/maio e vamos começar em 21/agosto, sendo que a turma tinha começado dia 07/maio e terminou agora no final de julho. Então vamos pegar a próxima turma.

Moradia
1 - Como vc fez para escolher a cidade onde esta morando agora?
R - Bom, vários os motivos mas principalmente:
a) Custo de vida mais baixo
b) População francófona
c) Tranquilidade
Mas veja bem.. isso é bem pessoal. A gente precisava disso pq não temos francês suficiente para trabalhar no início. Então, pra que gastar mais até a gente se estabelecer? Aqui também é melhor pra aprender francês, uma vez que o pessoal aqui só fala em francês, o que não acontece em Montréal! E também é muito mais tranquilo! Mas veja, em Montréal estão as maiores oportunidades... talvez seja bom pra quem está pronto para o mercado de trabalho. Aqui também tem vagas, mas claro, muito menos que Montréal!

2 - Como vc conseguiu um lugar para morar, vc ja sabia onde iria morar antes de ir?
R - Antes de vir eu fiz buscas pela internet... se vc olhar no nosso blog vai ver em um dos primeiros posts que coloquei onde procurei (http://vidanovacanada.blogspot.com/2007/03/final-dos-preparativos-do-casamento.html)! Também tem outro post interessante sobre os bairros de Québec (http://vidanovacanada.blogspot.com/2007/05/apartamentos-em-qubec.html).

Custo de vida
1 - O custo de vida aí é alto?
R - Podemos fazer de um modo geral a regra do 1 pra 1. Ou seja, se vc paga R$10,00 no Brasil, vc vai pagar próximo de 10$ aqui no Canadá. Claro que varia, mas de um modo geral dá pra fazer! Vejam o post http://vidanovacanada.blogspot.com/2007/05/estamos-em-qubec.html

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Tati, tudo bem?
Vcs sabem me dizer o que é necessário para fazer a francisation aí e qto tempo demora p/ entrarmos no curso? caso vc queira só estudar francês durante algum tempo o governo dá ajuda de custo? de qto? e caso vc consiga um trabalho logo no início e mesmo assim queira estudar francês junto vc recebe ajuda de custo também? Ouvi falar que tem muitos imigrantes em Quebec e por isso a fila de espera p/ estudar é grande.
Valeu pela ajuda!
Adoro o blog de vcs!
bonne chance

Anônimo disse...

Olá Marmé, tudo bem? vc disse que demorou 3 meses para vcs entrarem no curso de francisação. Esse curso é todos os dias da semana? qtas horas por dia? podemos escolher entre manhã, tarde ou noite? pois no meu caso penso em trabalhar em qualquer coisa de início e qdo começar a francisação fazer os 2 ao mesmo tempo. É possível?
Vcs vão me vai ajudar muito com essa resposta.
Muito obrigada e bonne chance pour vous.

Larissa disse...

Oi Tati / Marmé, tudo bem? Eu e meu noivo recebemos o pedido dos passaportes. Demos entrada como uniao estavel (acho que na mesma situacao que voces!) e vamos nos casar. Na carta diz que devemos avisar o consulado sobre essa mudanca de status antes da emissao do visto...mas nos casaremos daqui um tempo soh! Houve algum problema para solicitar um novo visto depois da mudanca de status? O que o consulado solicitou? Obrigada pela ajuda!!

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber se vocês contrataram o serviço de um algum intermediário (tipo despachante) para ajudá-los na montagem do seu dossiê e se acham necessário contratar uma pessoa para ajudar?

Panizza disse...

Ola,tudo bem?
Então, eu e minha esposa estamos querendo ir para o Canada para melhorar o Ingles e fazer uma especializacao na nossa area. Temos uma vida estavel no Brasil com imovel e 2 carros e pensamos em vender tudo e começar uma nova vida no Canada... em Toronto... Gostariamos de tirar algumas duvidas com voces... voce teria algum email ou msn para contato ?

Abracos...

Fabio