quinta-feira, 7 de maio de 2009

2 anos!!! Já?!

  E aí pessoal, td blz?
  Pois é... semana passada fez 2 anos de Canadá, Québec... 2 anos.. o tempo passa realmente voando.
  Como vcs todos sabem, com o tempo a gente vai entrando na rotina, as novidades já não são tantas, porém o gosto pela vida continua. A qualidade de vida e a tranquilidade que procurávamos, nós acabamos achando aqui, felizmente.
  Nesses últimos meses, posts, eu tentei sempre escrever algo q agregasse algum valor pra quem está vindo, e não mostrar só as partes turísticas ou relativos a nossa vida de turista, até pq cada um que vier pra cá, vai fazer a sua própria e contando antes, não tem a menor graça! =D
  Vou tentar fazer um balanço curto desse segundo ano nosso, como fizemos pro primeiro ano.
  1) Inverno/Frio
  Bom, como de praxe, vamos falar do frio, mas agora com uma outra visão, não a do turista q viveu seu primeiro inverno (e ama td) e nem do veterano já que já viveu 30 invernos! hehehe Pra nós (isso é bem pessoal), o inverno é legal, tem várias coisas pra fazer, mas ainda prefiro o verão! hehehe O pessoal daqui gostam das atividades que têm por aqui, mas eu cheguei a conclusão que é bem gosto de cada um. Por exemplo, tem os que gostam de jogar volei, outros basquete e outros ping-pong. Então, nem sempre vc vai gostar das atividades do inverno, como ski du fond (um q eu achei chato). Mas tem várias outras coisas que são mais legais. Mas em geral, pelo que notei, pelo menos nós, durante o inverno fazemos mais atividades na casa dos amigos e só. Dificilmente saimos pra ver a cidade (até pq eu sou preguiçoso), mas no inverno não me dá tanta vontade, exceto qdo tem algo pra ir ver, algum evento na cidade! 
  2) O meio social
  Bom, depois de 2 anos, fizemos alguns amigos québécoises. Eles são gente gentis nos tratam super bem. Porém as atividades que fazemos é geralmente com brasileiros  ou imigrantes (o q é o comum), então acabamos não tendo muito contato com eles. Nesses casos, cabe a cada um saber equilibrar. Tem os que não querem saber de brasileiros por aqui, e outros que não querem saber de imigrantes... Sei lá... pra mim amizada não se escolhe e com o tempo vc vai vendo com quem vc tem mais afinidades!
  3) Trabalho
  Acho o trabalho igual ao do Brasil, pelo menos pra mim na minha área. Pessoal gente fina, cada um trabalha na sua, passam trabalhos e esperam resultados. Fica bastante na confiança e maturidade de cada um. Mas como disse, isso tá sendo pra mim. Em relação ao processo da ordem, td vai bem, estou agora acumulando os 36 meses de experiência. Também vou fazer uma prova (não técnica) em setembro que faz parte do processo também. Vamos ver como vai ser!
  4) Qualidade de vida
  Como disse no começo do post. Aqui é muito tranquilo, seguro, limpo. As coisas funcionam bem, e às vezes nem tão bem como gostaríamos. Tive problemas com a Bell (operadora de telefone) mas acho q isso é em qquer empresa de telecom do mundo! heheh A do Paraná também era uma M!
  Como havia dito em outro post, eu havia perdido o emprego. Nessas horas vc vê que o teu imposto (pago bem alto), tem um retorno. Com a ajuda desemprego, não sentimos muito a perda do emprego, pois o valor recebido é perto dos 70% do salário limpo. Um detalhe é q no ano que vem, muito provavelmente eu irei pagar um bom imposto pelo dinheiro recebido! hehehhe Mas dá nada, as coisas são assim e eu acho justo!
  Conseguimos comprar nosso primeiro carrinho e nos mudamos pra um ap um pouco maiorzinho. Achei q não está sendo tão sofrido como seria no Brasil (até pq não tinha carro aí), então, estamos gostando. A cidade de ônibus e de carro são bem diferentes! Agora com mais espaço em casa, também ficamos mais confortáveis... Antes nossa casa era bem pequenininha!

  Bom, acho que a grosso modo, é isso... não tem muito mais o q dizer... Volto a repetir que o começo é difícil, vcs vão ter vários problemas e dificuldades e como havia no post de 1 ano, cada um tem um desafio a vencer aqui, o que faz a gente crescer! Não dá pra desanimar e os amigos vão fazer diferença aqui.
  Acho também que cada um q chegar aqui vai acabar descobrindo por si as coisas e chegando a suas próprias conclusões e vão ver que td que escrevi aqui, foi apenas bobagem! =D hehehe

  Marmé e Tati

5 comentários:

Fernanda disse...

Parabéns pelos 2 anos no Quebec!!! É muito bom saber que está tudo dando certo para vcs, isso me motiva ainda mais a querer ir logo para o Quebec (estou indo em Agosto)!

Abraços
Fernanda

Les Cariocas disse...

Não acredito que suas impressoes sejam bobagens...no alto dos nossos humildes 6 meses de Québec já concordamos com muitos pontos que vcs citaram,principalmente com a questão da amizade..não dá pra ficar escolhendo por interesses,senao nao é amizade de verdade..rsrs..Parabéns e boa sorte nos próximos 2 anos!!
Grande abraço!

bárbara disse...

Olá, gostaria de primeiro pedir desculpas pela invasão..afinal de contas nem conheço vocês! Mas..gostaria de saber se vcs poderiam me ajudar assim mesmo! =p

Me chamo Bárbara, sou estudante do curso de história. Estou elaborando um trabalho sobre a Colonização Francesa no Canadá!
Sobre a história, colonização..eu já consegui reunir alguns materias. Mas gostaria de me aprofundar. Que contribuições os franceses deixaram para o candá? Que monumentos foram construidos por eles que ainda exitem aí? A influencia dos franceses na cultura? Arquitetura? Será que vocês podem me ajudar?

Desde já agradeço! E espero alguma resposta! meu e-mail é babilalala@hotmail.com

Taty disse...

nossa, muito legal... parabéns por tudo que conquistaram..... beijocas

Mariane, Richard e Ricardo disse...

Olá! Estamos indo p/ Ville de Quebec em fevereiro/2010 e descobri que temos um amigão aqui em Curitiba que tbm conhece vc. Marmé, estudou com vc. no CEFET! O Rafael Klein, ele sempre contava alguma novidade de vcs., mas eu não sabia que se tratava da mesma pessoa! rsrsrsrs, abraço!