terça-feira, 27 de maio de 2008

1 ano de Canadá!!!

Olá pessoal,

Bom gostaria de dizer que faz um ano de Canadá e por enquanto está indo tudo blz! No ínicio do mês estivemos ocupados devido às provas da ordem dos engenheiros e então não pudemos escrever sobre.
O que posso dizer é que o tempo passa rápido e devagar ao mesmo tempo. Rápido ao ver que passou já um ano e devagar pelo tanto de coisas que fizemos. Talvez se estivéssemos no Brasil, não teríamos feito a metade. Isso dá uma sensação de que estamos vivendo e não deixando a vida passar, muito engraçado.
Os primeiros meses acredito serem os mais difíceis por diversos motivos. Seja a dificuldade de se comunicar, não saber direito nossos direitos e deveres, saudades da família e amigos, o dinheiro que vai indo, enfim várias coisas. Sinceramente, acredito que cada um tem o seu maior desafio a ser vencido aqui. Nessas horas um companheiro vale muito pra não deixar a peteca cair.
Após alguns meses a gente vai ficando mais à vontade com as coisas, a poeira vai assentando e a vida começa a pegar um ritmo, uma rotina. Dá uma vontade de fazer e aproveitar tudo o que tem de novo, mas nem sempre i$$o é po$$ível. No nosso caso, vamos começar aproveitar alguma dessas coisas agora, depois de um ano!
As mudanças de clima são fantásticas, muito bonitas. Agora por exemplo, estamos voltando ao verão, ao ponto de qdo chegamos... Aliás, um fato engraçado, pra nao dizer triste, é o cheiro de cocô que fica no ar... É o adubo q eles colocam no gramado... Mas a cidade inteira fica fedendo! hehhe Essa ninguém merece! Tem também o medo que a gente tem sobre o tão falado e discutido frio do Canadá. A gente já escreveu sobre ele aqui no blog. Sinceramente, achei que seria pior, muito pior... Mas como disse, cada um tem seus desafios aqui. Viemos do interior do PR, pra quem conhece nossa cidade, sabe que lá é muuuito fria! Mas de qquer forma, com boas roupas, tudo se dá um jeito!
Em relação a trabalho, virei malandro! A Tati trabalha desde final de outubro. Acho que com um bom planejamento, as coisas sempre dão certos. Eu acabei de fazer as provas na ordem e vou começar a fatídiga viagem em busca do tão sonhado primeiro emprego no Canadá! Com a Tati trabalhando as coisas ficam mais fáceis, pois não ficamos na pre$$ão de achar um emprego rápido.
Inclusive fato engraçado é que no primeiro mês de trabalho, a Tati voltava atordoada do emprego devido o idioma. Mesmo já morando há um bom tempo e falando com as pessoas, num ambiente profissional as coisas mudam, vc tem que ficar atento a tudo. Numa conversa informal, pouco importa se vc entendeu 100% ou não... nada que um bom sorriso e um "oui" na hora certa não resolva! hehehe Mas no trabalho, além da nova tarefa que vc está aprendendo, tem ainda o idioma. Nessa o cérebro fica louco e vc volta cansado pra casa, com a memória afetada e essas coisas hehehe
Em resumo é isto, como sempre digo pros novos aqui... Isto é um país como outro, formado por pessoas que tem medos e defeitos também. Nada é perfeito e nada é tão ruim. O Brasil tem suas qualidades e seus defeitos, assim como o Canadá! As coisas de uma forma geral são iguais ao Brasil num certo sentido. No ônibus tem as cadeiras e se vc quer sair, tem a cordinha pra puxar ou botãozinho pra apertar. No banco vc tem uma conta com número e um cartão pra sacar. Contratar telefone, tv a cabo é muito parecido. Supermercado e shopping center.. tudo igual. O q muda mesmo é os valores e jeito das pessoas. Tem gente que tem mais facilidade para aceitar os outros e tem pessoas que tem menos. Se dizem que aqui as pessoas não são quentes como no Brasil, também digo q já passamos por experiência semelhante quando mudamos de cidade no Brasil.
Mas como disse, pra tudo se dá um jeito e cada um tem o seu desafio a ser vencido aqui. Claro q as coisas ficam sempre mais fáceis qdo se tem um norte e amigos pra te orientar. Por isso gostaríamos de agradecer de coração todos os nossos amigos que fizemos aqui e que com certeza fizeram o início ser muito mais fácil!


Marmé e Tati

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns por um ano de conquistas! E vamos que vamos porque a luta continua.....

Bjos
Fran

Anônimo disse...

Vai fundo Marcelo