sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Francisação - parte III

Olá pessoal, blz?
Bom, esperei dar uma semana de aula para poder dar as primeiras impressões da francisação do governo.
Pra início de conversa, uma surpresa... Estamos em 9 brasileiros na mesma sala, numa turma de 15! hehehe Até parece mato! Vamos dominar o mundo hein?
O pessoal é super gente fina, tem também um mexicano, uma peruana, uma cubana, 2 colombianos (um homem e uma moça) e uma alemã. Bom, como estamos em muito brasileiro, corríamos o risco de falar em português boa parte da aula ou intervalos. A verdade é que adotei a técnica de falar só em francês (pois já fazia isso em casa com a Tati) com todo mundo, mesmo com os brasileiros, ou com o casal de amigos que tenho lá! A Sandra mesmo chegou a me dizer: "Marcelo, vc vai acabar esquecendo o português!!" heehe Acho bom assim... espero que ambos aprendamos mais rápido o francês!
Só sei que assim está bom, pois conseguimos praticar bem o francês durante toda a aula, além de a professora ter uma boa impressão dos brasileiros! O problema era que geralmente a turma tinha muito mais hispanos e eles falavam muito em espanhol nos intervalos ou mesmo na aula... isso era um problema sério, pois foi a primeira coisa que a professora falou na aula!
Como sempre eu digo qdo me perguntam se a aula é boa... Bom, depende muito de nós mesmo os alunos. Acaba sendo nós que fazemos a aula ser produtiva ou não. Como estamos fazendo a nossa parte de falar em francês, acho que estamos indo bem... O material e conteúdo são muito bons também. Pra gente está valendo a pena essa francisação, do contrário do que ouvimos de várias outras pessoas. Talvez pelo fato de que a nossa turma esteja num nível bom, ou até talvez pq eu fique agitando a aula! hehehe Vira uma zona, mas pelo menos é tudo em francês! hahaha
Bom, tem aula de gramática, convesação, prática da pronúncia e prática de escuta... Tem aula de informática.. enfim, bastante coisa. Acredito que será muuuito produtivo!

Abraços

Marmé e Tati

10 comentários:

Sandra Vicente disse...

Jo,
Marcelo pensei que o post seria em francês. hehehe.
Mas, parabens pela determinacao de voces. Provavelmente se estivessemos sem vcs na classe, falariamos portugues. Vc eh determinado mesmo e isso e MUITO BOM!!!!
Merci
Sandra

Franklin e Amanda disse...

Ola Marcelo, ola Tati..

Poxa, parabéns pela determinacao.. acho q vamos copiar a ideia e vamos comecar a treinar o frances em casa tb...
A Sandra tinha nos falado de vcs,, vcs moram em Ste Foy e nós tb aq pertinho, no quartier St Sacrement mas quase em Ste Foy... Quem sabe combinamos alguma coisa pra falarmos todos em frances???
Até breve e boa sorte!

Anônimo disse...

Hey Marmé, blz
Parabens cara. É isso ai.

Agora uma coisa eu quero elogiar: Sua idéia de receber a Doação de Alimentos. Cara, demais!

E tem gente (fresquinhos, ou de salto alto) que acham que se fizerem isso vão se rebaixar. Bom, a essas pessoas só uma coisa: Desçam do Salto se quiserem imigrar.

Concordo 100% com vc. E quando eu estiver ai (abril 2009) terei a mesma atitude humilde com certeza

Grande abraço,
Continuo firme e forte acompanhando seus posts.
Mauricio Farinelli
ma.caspergr@gmail.com
mafarinelli@yahoo.com.br

Panda disse...

Olá pessoal,

adorei seus posts sobre os alimentos e sobre a francisação.
Gostaria de saber se vcs têm informações sobre as próximas turmas, já que chegaremos a Ville de Québec próximo do dia 20 de novembro.

Muito obrigado desde já.

Abraços,

Alessandro

Anônimo disse...

Só complementando aquela frase, que vc falou que parece até mato:
Brasileiro é igual formiga,
qualquer mato têm...
hehehe

Erá só isso mesmo,

abraço!

ASS.: TIM

Marcio, Fernanda, Ágata e Lucas (vem aí) disse...

Dae Marmé... muito massa mesmo... estamos termiando de levantar os doc e vamos enviar, novamente, os dados para o consulado...
Massa que a Tati conseguiu a vaga e vamos conversar hoje por telefone.
hehhehe

Um murro!

Sem passado disse...

Marmé e Tati,

Parabéns pela evolução ai no Québec.

Marmé, sorte da galera ter alguém animado e responsável na sala, pois bom humor é legal, conjugado com seriedade, melhor ainda, parabéns!

Nós aqui estamos aguardando a data de nossa entrevista, haja coração!

Um forte abraço e até mais,

Ricardo e Rosangela

Anônimo disse...

Oi amigos quase quebecois..
No que precisarem podem contar com a gente também...

Sorte e sucesso a todos nós.

Ah, aproveite e compre a panela de pressão pra mim..hahaha

Fran e Peru

carol e rosa disse...

ola marme e tati!!!
q legal essa empreitada de vcs! pelo q pude ver vcs sao aqui de curitiba? tbem estamos querendo ir para quebec, ainda estamos vendo como e o trabalho para veterinario... e o frances, vcs estudaram aqui aonde??? estamos vendo tudo essa semana. espero q nos encontremos qualquer dia!!! boa sorte pra vcs e obrigada pelas dicas valiosissimas!!!

carol

Anônimo disse...

Fala Marcelo Jo,
Realmente os brasileiros irão dominar o Canadá, pois comecei agora um curso de tempo parcial é de uns 12 alunos, 4 são brasileiros...Ah, sou o Márcio que recebeu um cd de francês enquanto estava no Brasil, entende!!!
Sucesso para vcs,
Marcio