segunda-feira, 19 de março de 2007

Alteração Estado Civil - Que confusão! =P

Então, depois de vááááários e-mails trocados com o consulado verificamos o seguinte:

1) É necessário atualizar junto ao consulado o seu estado civil, mesmo que todo o seu processo tenha sido feito como common-law/conjoint de fait. Não tem choro... Indo pessoalmente ao consulado fica pronto na hora, caso a(o) cônjuge não tenha alterado o nome. É necessário levar/enviar:
a) Passaporte dos 2
b) CRP dos 2
c) Uma foto de cada (pode ser o mesmo utilizado nos exames médicos)
d) Certidão de casamento (Só serve a certidão. Declaração do cartório não adianta!)

2) Caso a(o) cônjuge mude o nome (que é o nosso caso), deve-se tirar um novo passaporte para que o consulado possa atualizar o novo nome junto o sistema e no visto.
O processo para retirada do novo passaporte é como se estivesse tirando um novo mesmo, ou seja, pagar a GRU, preencher o formulário e levar junto com a carteira de identidade, a certidão de casamento.

No caso 1 não tem custo adicional e como disse, levando pessoalmente fica pronto na hora. O caso 2 falaram que daria pra fazer para o mesmo dia também, mas acho que demora mais, pois ela não disse que ficava pronto na hora, mas sim, pronto no dia.

Marmé e Tati

2 comentários:

Gadi, Suzi e Ana Luísa disse...

Grande dupla!! Bom, não sei se devo dizer isso ainda, acho que sim, então lá vai: PARABÉNS AOS MAIS NOVOS RESIDENTES PERMANENTES DO CANADÁ! Claro, pq apesar de ter que resolver estas burocraciazinhas de estado civil, de fato vcs já conseguiram o visto... FELICIDADES!

Edu Duda Moraes disse...

Toda felicidade do mundo à vocês.
Desejamos à vocês sucesso no casamento e na imigração.
Em qual cidade vocês pretendem morar?
Abraços
Edu, Gi e Gabi