sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ainda esperando...

  Olá pessoal!

  Só pra dizer que não esquecemos do blog não.. estamos esperando como vcs a resposta pra ver qdo faremos as provas!

  Enquanto isso tudo vai bem por aqui, apenas esperando o verão!

  Marmé e Tati

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi Marcelo, estava lendo o seu Blog, pois sou engenheira e me interesso em morar no Canada,e queria saber mais em relacao ao processo das provas para a ordem e onde conseguir emprego. Atualmente moro na China, aqui trabalhei numa empresa de logistica, mas como nao falo mandarim o mercado de trabalho acaba sendo muito limitado. Mas como meu marido talvez consiga uma transferencia para o Canada, esta é uma opcão. Mas o meu medo é nao conseguir emprego logo e ainda o frio. Abracos. Carol

Marcelo Jo disse...

Depende de que eng. estamos falando! Emprego sempre se acha, depende muito da sua qualificação e área de atuação.
Importnate falar inglês se for pra montréal ou francês pras outras cidades.
Qto ao frio, é muito pessoal, mas frio mesmo vc nao passa se ficar dentro dos lugares q sempre é aquecido!

Marcio Andrade disse...

Marcelo, tubo bem !! eu sou eng mecanico e gostaria de saber se é obrigatorio fazer as provas pra fazer parte da OIQ ? e tem demanda pra esta area ?

M.A.

Marcelo Jo disse...

Sim.. obrigatório... vc pode ver no blog todos os processos pra entrar na ordem... além das provas técnicas, tem provas de fr e ética e sobre a ordem.
Qto à demanda, acho que qquer engenharia tem demanda no mundo. Mecânica provavelmente mais em Montréal!

marcio disse...

ok. eu irei ver com calma o seu blog.
* E vc acha que é melhor começar daqui do Brasil à aplicar pra OIQ ou quando estiver ai ?
* E vc teria como enviar ou indicar algum material pra preparação pra essas provas ?
olha...optamos pra morar em Sherbrooke do processo e vc saberia dizer alguma coisa dessa cidade como moradia, mercado de trabalho, etc ?
Obrigado mesmo pela ajuda !!

M.A.

Marcelo Jo disse...

1) acho que dá pr acomeçar do Brasil, mas não sei qto tempo vc vai ganhar nisso. As provas sao em maio e novembro.. tem q abrir o dossier antes de fazer as provas.
2) Não tenho material pra mecânica não.. mas no próprio site da ordem tem material das provas antigas pra baixar
3) Sherbroke. não conheço lá não, nunca fui. Só sei que é uma cidade mais universitária (bom, pelo pouco que eu sei!). Ve em outros blogs, tem muitos brasileiros por lá!

Marcio Andrade disse...

Marcelo, tudo bem !!
Li tudo no blog, pense !! rsrsrs !! mas foi legal saber um pouquinho da historia de vcs...
vc comentou que deu entrada no RIRE, e não fala nada sobre mesmo... vc realmente fez ? como foi ? se, sim... vale a pena ? eles preparam mesmo ?
Na prova do exame profissional vc comenta que é em 3 etapas, quais são ?
Se a pessoa reprovar em uma das 4 provas do teste de françês, só é preciso refazer a prova que vc reprovou ou tem que fazer tudo novamente ?
E parabens pela vitoria !! e ja ja chegara a minha vez. Eu e minha familia no processo federal e aguardando...
Obrigado por responder minhas perguntas...

Marcelo Jo disse...

O RIRE serve pra ajudar com a papelada da OIQ. Sim, eu participei em 2007 e deu td certo! Vale a pena sim, pq dão suporte pra vc, organizam pra vc estudar na ulaval (não é aula é uma revisão).
As etapas da OIQ eram 3 na época que eu fiz, não sei se mudou, mas vc pode entra no site da OIQ que lá tem td, é bem fácil de navegar no site deles!
E qto ao francês, eu acho que sim... eu não reprovei, mas meu irmão reprovou na escrita e tá refazendo só ela!
Boa sorte aí pra vcs!!!

Marcio Andrade disse...

Ola Marcelo, tudo bem ai ??
E com toda essa bagagem de estar morando ai, qual seria o melhor mês pra ir morar ai ?? pq teremos que alugar um aptº, tirar docs, francisação, etc... entende !?!!
E vc ja pensou em morar em outra cidade ?
Hoje vc poderia indicar uma cidade ?
São muitas dúvidas à respeito de tudo...dá o "tiro" certo é difícil,rsrs !! e principalmente para mim que não conheço ninguém que mora ai e servisse como referença, pense !! mas é assim mesmo !!! a vida é feita pra ser vivida...
eu tento esclarecer/tirar dúvidas com algumas pessoas pelos blogs...e todos me ajudam bastante. Agradeço à todos pela prestatividade...

Valeu.

M.A.

Marcelo Jo disse...

Cara, o melhor mês eu nào sei.. eu só nao viria no inverno pra nao ter que ficar congelando à toa enquanto tem q achar ap, comprar roupas, etc. A gente veio no começo da primavera, mês de maio.. as roupas de inverno serviram pra gente.
Dia 1 de julho é qdo acaba os contratos da maioria dos ap's, então chegando nessa época em abril/maio daria pra ver ap's pra essa época!
Sobre cidades, é muito relativo do gosto de cada um.. Cidade grande, pequena, agitada, calma... depende do qvc quer... de uma forma geral pra empregos, mtl é o lugar mais "fácil" por ter mais oportunidades. Não sei como é o mercado de eng. mecânico aqui em Québec...