terça-feira, 3 de junho de 2008

Primeira entrevista! Que sufoco!

E aí pessoal, blz?

Então, passei pela minha primeira entrevista de emprego. Putz foi suado e ainda acho que me sai mal. Vou esperar a resposta que vai ser até o final de semana.
Bom, achei que fui mal pelas seguintes razões:

1) A entrevista durou 30 minutos apenas
2) Milhões de perguntas e a dificuldade de se fazer entender do jeitinho que a gente quer.
3) Diferença cultural. Não saber/conhecer a regras de etiqueta de uma entrevista. O que se deve fazer e o que não se deve fazer.

Fui entrevistado pela mulher do RH e mais dois caras que eram da área técnica. A mulher ficou perguntando aquelas velhas perguntas do pessoal de RH: "Por que vc escolheu a nossa empresa", "O que te motiva a trabalhar", "Pq escolheu o Canadá" essas coisas. O pior é eu ter respondido e ela ter achado engraçado... Agora, não sei se é pq eu tenho cara de palhaço ou se a resposta foi realmente péssima!
O pessoal da parte técnica perguntou o modo de trabalho que tive nas empresas que passei. Mas achei as perguntas muito abertas e pra responder em francês, realmente foi difícil. Perguntas do tipo: "Como vcs desenvolviam os códigos lá na empresa X?", "Como eram feitos os cronogramas na empresa Y", "Que tipo de decisão vc teve que tomar e pq?". Perguntas muito abertas e complexas de responder em 5 minutos pq tem muitos detalhes. Sempre tenho a sensação de que as pessoas me entendem 80%, acho isso deprimente! hehehe Tenho que melhorar o francês, não tem jeito! O pior é que o problema às vezes não é só o francês, mas sim ter as idéias em francês, pq parece q o cérebro está trabalhando pra falar francês e a parte criativa some. hehehe É aquela velha história: "Se fosse em português, eu me sairia bem melhor...", mas como não é, temos q estudar! hehehe
O jeito é se preparar melhor pra próxima entrevista e correr atrás. Espero não precisar... Não dá pra ficar perdendo essas oportunidades.

Bom, resta esperar e ver no que vai dar!

Marmé e Tati

4 comentários:

Marcio, Fernanda, Ágata e Lucas (vem aí) disse...

vai fundo... nao desanima!

Como diria o Apolo do treinador... "olhos de tigre rocky, olhos de tigre"

Bonne chance!

Thaís e Wilian (Canadá em breve !!!) disse...

Marmé, poderia nos dizer para que vaga especificamente foi a sua entrevista ? Continuamos na torcida pelo sucesso de vc's a cada dia mais...abraços, saúde e paz !

Wilian e Thaís

Sandra Vicente disse...

Vai dar certo!!!

Rogerio e Luciane disse...

Marmé, a primeira entrevista é assim mesmo. Eu ainda não passei por nenhuma, mas meu marido já por muitas, e cada vez mais ele se sente mais seguro e preparado.Mas você não pode desanimar, é focar no francês mesmo.
Olha aquilo que vc escreveu sobre querer formular as frases e de argumentar é realmente difícil. Mas é no dia a dia, na prática mesmo.
Mas bola para frente.
Boa sorte

Luciane e Rogério