sexta-feira, 1 de junho de 2007

1 mês - Impressões

Olá pessoal, tudo bem?
Como estamos há 1 mês, este post é pra tentar falar das primeiras impressões que tivemos sobre o Canadá, especificamente a cidade de Québec.

Impressões
- As pessoas são muito educadas, respeitam umas às outras, respeitam as leis, etc. Diferente do que falaram, aqui eles são bem receptíveis, mas não sei como é Montréal.. Creio que lá o pessoal sejam mais "cada um na sua"!
- As ruas são muito limpas
- Não vimos mendigos, pedintes, etc
- A cidade é muito tranquila, salvo horário de rush que há mais carros. Mas muito menos caos que Curitiba por exemplo. Postei algumas fotos da cidade que não eram da Viex Québec (parte turística) para verem qual era o tamanho da cidade. Super interessante pois aqui a estrutura rodoviária é muito boa. Há ruas muito largas (principais) onde há o maior fluxo, e onde ficam as casas, parece até Guarapuava (pra quem conhece!). Ruas pequenas, muito calmas, não passam carros, tem pequenos parques, etc.
- Apesar de ser "pequena", possui uma excelente estrutura . Ótimos restaurantes (não fomos ainda pq somos imigrantes pobres! ehhehe), lugares para passear, uma ciclovia muito boa para andar de bicicleta, muuitas escolas, aqui no bairro (Ste-Foy) tem 2 CEGEP e fica a ULaval.
- Também tem várias bibliotecas com vários livros. Era lá que a gente ia antes para acessar a internet!
- A comida é um pouco mais caro que no Brasil (fazendo-se a paridade 1$ = 1R$). Comer fora, mais caro ainda. Normalmente dá-se 15% de gorjeta.
- Eletrodomésticos baratos (nas promoções principalmente!). Notamos que as lojas fazem de vez em qdo umas promoções muito loucas. Os preços ficam muito baixo mesmo!
- Cerveja é cara! +- 1$ a garrafa de long neck.
- Igualdade entre todos é algo fortemente pregado por eles... Homem, mulher, negro, branco, canadense ou imigrante... Todos iguais.
- Os filhos são criados para serem extremamente independentes. Aliás, o sistema permite isso! Exemplo: A partir dos 14 anos, a criança pode ir ao médico sem que os pais saibam, inclusive abortar! Após os 16, já podem trabalhar e vários já saem de casa.
- A carne parece não ter gosto! ehhehe E o sal também!
- Eles não têm o hábito de cozinhar. Pra tudo tem pronto. Quer um molho x? Compra ou pronto ou em pacotinho do tipo "ponha água e pronto!"

Acho que é isso.. talvez com o tempo a gente mude de opinião!

Marmé e Tati