segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Acionando o seguro do carro

  Olá pessoal,
  Bom, esse post é pra contar como faz pra acionar o seguro do carro. Tivemos duas experiências ruins com o nosso carro (claro, quem aciona o seguro pra uma coisa boa? hehhee).
  Vou contar de forma resumida e espero que isso ajude alguém aí no mundo que esteja na mesma situação que a gente. Espero que não passem por isso, mas em todo caso vai lá:

  Experiência 1 - Acidente não responsável
  A situação: A gente estava andando quando o sinal amarelou e a gente freou e parou. Um caminhão que estava atrás não conseguiu parar e bateu na nossa traseira.
  A solução: Preencher o constat amiable onde vão ter as informações do outro motorista, placa, situação, seguro, etc. Ligar para a seguradora e passar essas informações que eles nos orientam onde levar o carro pro conserto etc e tal.
  A consequência: Não haverá nenhuma consequência no que se refere ao aumento do seguro pro próximo ano uma vez que você não foi o culpado

  Experiência 2 - Acidente responsável não envolvendo terceiros com perda total
  A situação: A gente estava numa autoroute quando escorregamos numa curva e batemos na proteção lateral que tem na rodovia (aqueles pedaço de ferro pra não sair pra grama). Dois airbags foram acionados e ficamos presos na neve.
  A solução: Depois de tentar sem sucesso desatolar o carro, uma viatura da polícia chegou e tentou desatolar com umas paradas de ferro pra por embaixo do pneu. Não funcionou. Ele chamou um guincho que nos desatolou e a gente foi até um posto (já que conseguíamos andar ainda).
   Ligamos pra seguradora informando do acidente onde tivemos que responder uma série de perguntas. Fomos orientados a ligar pro guincho que levou o nosso carro até uma oficina. Lá pegamos um carro de cortesia e esperamos pra saber se o carro poderia ser consertado ou dado com perda total. Foi dado perda total.
  Bom, a gente tinha pego seguro com valeur à neuf, o que significa que o seguro nos pagaria o valor de um carro equivalente ao nosso do ano. Para isso, foi necessário informar à seguradora sobre o nosso carro, o que ele tinha, tudinho.
  A seguradora faz um orçamento com várias concessionárias e passa o valor do carro. Vale ressaltar que com a perda total, o carro perdido deve ser transferido pra seguradora, ela mesmo vai orientar tudinho como fazer, inclusive enviar os docs. A partir daí você não é mais responsável por ele e não precisa mais pagar seguro, caso contrário, você estará pagando seguro num carro batido.
  Outro detalhe é que normalmente você quita o carro antigo e faz a compra de um carro novo. A outra opção seria pegar o cheque recebido e comprar exatamente o carro sugerido, mas acho que não é assim que funciona! Tem outra coisa... a partir do momento que vc receber o cheque, vc pode fazer o que quiser com o dinheiro. Pode comprar o carro sugerido, comprar outro carro usado, não comprar nada. Fica a teu critério.
  Pra minha seguradora os pneus de inverno são pagos a metade do seu valor. Esse valor se refere aos pneus antigos e não nos pneus do carro novo.
  Consequências: O seguro ficará mais caro por 2 motivos. Primeiro pq vc estará assegurando um carro 0 novamente (peças mais caras) e segundo pelo sinistro responsável.

  Acho que é isso, o post ficou longo, sorry!

  Marmé e Tati

Um comentário:

m m disse...
Este comentário foi removido pelo autor.